Literatura 3º Bimestre - 2º Ano

Olá queridos alunos, como todos já sabem estudaremos no 3º Bimestre Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. Segue abaixo o conteúdo, a lista de exercícios, os grupos e juntamente a data que cada grupo deverá apresentar o seminário.

O Realismo no Brasil (1881-1893)

I – INTRODUÇÃO

          O movimento literário chamado Realismo teve início no Brasil a partir da publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em 1881. O Realismo brasileiro sofreu influências do Realismo francês com a publicacão da obra . A nova mentalidade literária é motivada pelas últimas conquistas da filosofia e das ciências, cujos representantes eram, então, Augusto Comte (filósofo francês positivista), Charles Darwin (cientista inglês evolucionista - a origem das espécies), Spencer, Claude Bernard (médico francês que estudava a homeostasia – constância do meio interior, ou seja, o equilíbrio) e outros.
          O Realismo surgiu como uma reação ao subjetivismo, individualismo e eu românticos da escola literária anterior. Em seu lugar surgem o objetivismo e o impersonalismo do artista, ou seja, a razão, a pesquisa, a ciência vêm ocupar o lugar do sentimentalismo. Os realistas procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente, dos costumes, das atitudes, dos comportamentos, procurando as causas dos fatos e fenômenos que abordam.

II - CONTEXTO HISTÓRICO

          A partir da segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira sofreu grandes transformações. De sociedade agrária, latifundiária, escravocrata e aristocrática passou a ser uma civilização burguesa e urbana. A mão-de-obra escrava aos poucos foi substituída pelos imigrantes europeus assalariados que vinham trabalhar na lavoura cafeeira.
          A década de 80 corresponde ao período de intensificação da campanha abolicionista que culminou com a Lei Áurea de 1888; ao período da Guerra do Paraguai e ao período da decadência da monarquia e estabelecimento da República.
         Foi em plena época realista que ocorreu a Fundação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, e um processo que pode ser chamado deoficialização da literatura. O escritor que antes era meio discriminado, marginalizado, começou a ter prestígio e a participar mais ativamente da vida social.
         O Realismo brasileiro apresentou basicamente as mesmas características do Realismo europeu, apenas com alguns aspectos locais, principalmente na poesia. Ao contrário do que ocorreu em Portugal, no Brasil, não tivemos uma poesia realista significativa.

Principais autores e obras:
Machado de Assis
Romances: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Contos: Contos Fluminenses, Histórias da Meia-Noite, Papéis avulsos, Histórias se, data, Várias histórias, Páginas recolhidas, Relíquias de casa velha.
Crônica: A semana.
Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais.
Teatro: Os deuses de casaca, O protocolo, Queda que as mulheres tem pelos tolos, Quase ministro, Caminho da porta.

Raul Pompéia
Romances: O ateneu, A mão de Luís Gama, As jóias da coroa, Uma tragédia no Amazonas.
Poemas em prosa: Canções sem metro.


Naturalismo no Brasil




INTRODUÇÃO

           O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.
           O Naturalismo considera o ser humano como um produto biológico, profundamente marcado pelo meio ambiente, pela educação, pelas pressões sociais e pela hereditariedade. Todos esses fatores determinam a sua condição, o seu comportamento. O escritor naturalista observa, estuda, segue os seus personagens de perto, para entender as causas do seu comportamento e chegar ao conhecimento objetivo dos fatos e situações. Abordando dessa forma a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O Mulato, de Aluísio de Azevedo, publicado em 1881, foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro.

Principais autores e obras:
Aluísio de Azevedo
Romances: O Mulato, Casa de pensão, O cortiço, O homem, O coruja.

• Adolfo Caminha
Romances: O Bom Crioulo, A normalista

Características do Naturalismo

- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pitavam aquilo que observavam;
- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;
- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.

PARNASIANISMO
INTRODUÇÃO

          O Realismo, na poesia, chamou-se Parnasianismo. O nome Parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apolo e das musas da poesia.
          No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922).
          Os poetas parnasianos adotam a teoria da “arte pela arte” e deixam aparecer, em suas obras, uma espécie de impassividade, de indiferença moral. Muitas vezes pintam uma beleza exterior, arcaica, exótica. Protestam contra o individualismo e subjetivismo exagerados dos românticos e valorizam a forma do poema, usam uma linguagem extremamente elaborada, vão à procura de palavras incomuns, adotam a observância rígida das regras da metrificação.

Características do Parnasianismo

- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

Principais autores e obras:
- Alberto de Oliveira
Obras principais: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).

- Raimundo Correia
Obras principais: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898).

- Olavo Bilac
Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906), Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde (1919).
* Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formaram a chamada "Tríade Parnasiana".


O Realismo em Portugal (1865-1890)

          No final da época romântica, surgem em Portugal as novas tendências realistas, vindas da França. Inicia-se, então, uma polemica entre os escritores dos ideais do Realismo. Foi a chamada Questão Coimbrã, que tinha de um lado, principalmente, Antônio Feliciano de Castilho, romântico, e, de outro, Antero de Quental (optou pela poesia filosófica, metafísica, indagadora das causas dos fenômenos da consciência e da existência), com idéias inovadoras, Antero chega a escrever o folheto Bom Senso e Bom Gosto, ridicularizando Castilho.
         O grupo realista aluga o Cassino Lisboense, para reunir e realizar suas “Conferencias Democráticas”, expondo as novas idéias literárias e culturais.
Entre os principais escritores do realismo português, está:
Prosa
Eça de Queirós – O crime do Pe. Amaro, O primo Basílio, Os Maias, A relíquia, A cidade e as serras, O mandarim, A ilustre casa de Ramires, O conde de Abranhos, Últimas páginas.

EXERCÍCIOS

1)(FUND. EDUC. MACHADO SOBRINHO) – Considere as afirmações abaixo sobre a reação anti-romântica no Brasil:
I- O Positivismo, o Determinismo, o Darwinismo são idéias científico-filosóficas que fundamentam o pensamento da época.
II- A prosa realista foi marcada pelo destaque do elemento psicológico no registro do tipo brasileiro do fim do Império.
III- Nos romances escritos após 1880, Machado acentua a crítica à sociedade da época, assumindo uma fina ironia quando focaliza questões como o casamento, adultério, a exploração do homem pelo próprio homem.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) Corretas I, II e III.

2)(UBC) – Sobre o Naturalismo, é correto afirmar que:
a) Estabelece relações entre fatores biológicos e sociológicos e a conduta das personagens.
b) Defende a natureza e a vida pastoril.
c) Analisa o homem sob o ponto de vista psicológico.
d) Descreve a natureza como refúgio do poeta.

3)(UFV) – Com relação à prosa de ficção realista-naturalista,não se pode afirmar que:
a) O romance naturalista aplicou métodos científicos na transfiguração artística real.
b) A prosa realista, com vistas ao entretenimento do leitor, retratou enfaticamente o casamento com suas “verdades” afetivas e morais.
c) Os escritores realistas e naturalistas optaram por uma concepção da realidade “tal como é e não como deve ser”.
d) O mundo humano, na ficção naturalista, apresentou-se submetido ao mesmo determinismo que o resto da natureza.
e) Em oposição à visão romântica de mundo, o narrador realista foi mais impessoal na descrição da realidade.

4)(ITA) – Assinale a alternativa em que se completa erradamente a seguinte proposição: Do romance O Cortiço pode-se dizer que:
a) É um romance urbano.
b) O autor admite a influência do meio no comportamento do indivíduo.
c) Alcança a época da escravidão.
d) Romão é tudo, menos um ingrato.
e) O protagonista não se contenta com a ascensão econômica, quer a social também.

As próximas questões referem-se ao texto abaixo:

No capítulo VII deO Ateneu, ao descrever a exposição de quadros dos alunos do colégio, o narrador assim se refere aos sentimentos de Aristarco:

Não obstante, Aristarco sentia-se lisonjeado pela intenção. Parecia- lhe ter na face a cocegazinha sutil do creiom passando, brincando na ruga mole da pálpebra, dos pés-de-galinha, contornando a concha da orelha, calcando a comissura dos lábios, entrevista na franja pelas dobras oblíquas da pele ao nariz, varejando a pituitária, extorquindo um espirro agradável e desopilante.
5)(UNICAMP) – Quais características de Aristarco estão sugeridas neste comentário do narrador?

6)(UNICAMP) – Lendo esta descrição, você considera que o narrador compartilha dos mesmos sentimentos de Aristarco? Justifique.

7) Quando teve origem o Realismo no Brasil?

8) O Realismo surgiu como reação a quais aspectos do Romantismo?

9) Como os realistas procuram retratar homem e a sociedade?

10) Como o ser humano é considerado pelo Naturalismo?

11) Qual foi o 1º grande romance naturalista brasileiro?

12) Quais as características do Parnasianismo?

13) Quais foram nossos principais poetas parnasianos?

14) Com que obra Aluísio Azevedo se projetou intelectualmente no cenário literário?

15) Quais as principais obras de Aluísio Azevedo?

16) Que livro de Aluísio Azevedo foi levado ao cinema?

17) Qual é a obra-prima de Raul Pompéia?

18) Comente a obra O ateneu de Raul Pompéia.

19) Até quando vai a primeira fase da obra machadiana? Essa fase ainda é marcada por influências de que escola literária?

20) Quais são os romances de Machado de Assis que fazem parte da 1ª fase?

21) Quais são os romances de Machado de Assis que fazem parte da 2ª fase?

22) Quais são as características da obea de Machado de Assis na 2ª fase?

23) Qual a origem da palavra “parnasiano”?

24) Quando teve início o Parnasianismo no Brasil?

25) Quais são as características gerais do Parnasianismo?

26) Que características apresenta a linguagem parnasiana?

27) Quem são os nossos principais parnasianos?

28) Exponha sua opinião a respeito da mensagem (tema) abordado em O crime do Padre Amaro.

Exercícios

Realismo - Naturalismo -

1. O realismo foi um movimento de:
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.

02. A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I – Busca o perene humano no drama da existência.
II – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.

a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e III.
e) As três informações são incorretas.

03. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são válidas.
e) As alternativas a e b são válidas.

03. O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo exagero da imaginação;
b) pelo culto da forma;
c) pela preocupação com o fundo;
d) pelo subjetivismo;
e) pelo objetivismo.

04. Podemos verificar que o Realismo revela:
I – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o
passado ou para o futuro.
II – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um
sentido para o encadeamento dos fatos.
III – técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos
conflitos, dos êxitos e dos fracassos.

Assinale:
a) se as afirmativas II e III forem corretas;
b) se as três afirmativas forem corretas;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as três afirmativas forem incorretas.

05. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Preocupação critica.
b) Visão materialista da realidade.
c) Ênfase nos problemas morais e sociais.
d) Valorização da Igreja.
e) Determinismo na atuação das personagens.

06. Assinale a única alternativa incorreta:
a) O Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe é característica do Realismo.
c) Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características realistas.
d) O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo.
e) O Realismo apresenta análise social.

07. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo:
Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões.
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elabora da produção dos autores.
b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
c) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
d) Defende a idéia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.
e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção dos românticos.

08. Examine as frases abaixo
I – Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimensões metafísica do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinando à luz da psicologia.
II – No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas são conseqüências das
ciências, na segunda metade do século XIX.
III – Na seleção de “casos” a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial aversão pelo anormal e pelo patológico.

Pode-se dizer corretamente que:
a) só a I está certa;
b) só a II está certa;
c) só a III está certa;
d) existem duas certas;
e) nenhuma está certa.

09. Das citações apresentadas abaixo, qual não apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista?
a) Às esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabão da terra e aguardente.
b) ... as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabeça, rebolando os grossos quadris trêmulos e as tetas opulentas.
c) Os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos.
d) ...batiam-lhe com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da
musculatura, como se estivesse a comprar cavalos.
e) À porta dos leilões aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos.

10. O mesmo da questão anterior:
a) Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas.
b) ... viam-se cabeças escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapéu de pêlo.
c) O quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado pé descalço.
d) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial.
e) ... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas...

O ATENEU

Capítulo I (fragmento)

“Vais encontrar o mundo”, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. “Coragem para a luta!”

          Bastante experimentei depois a verdade desse aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.
           Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas. Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma. Sob a coloração cambiante das horas, um pouco de ouro mais pela manhã, um pouco mais de púrpura ao crepúsculo – a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.
          Eu tinha onze anos.

A PROPÓSITO DO TEXTO

1. Como o narrador Raul Pompéia vê o amor materno? Como você encara a educação recebida pelo personagem?

2. (FUVEST – SP) Este início de romance traz uma atmosfera carregada de prenúncios de fatos que vão balizar a vida do personagem:
a) Qual ou quais os aspectos dominantes desses prenúncios?

b) O narrador está dentro dos acontecimentos e no mesmo tempo da narração? Explique.

3. (FUVEST – SP) Qual o componente, segundo o texto, que torna mais rudes os primeiros ensinamentos?

4. (FUVEST – SP) De acordo com o texto pode-se concluir que a “atualidade” não se modifica nunca, permanecendo a mesma em todas as épocas.
a) Mostre com o texto que a atualidade não se altera.

b) Que é que se altera então?

5. (FUVEST – SP) “... lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos...”

a) Qual o sentido de hipócrita?

b) O que leva o narrador a dizer que a saudade é hipócrita?

. (UNICAMP – SP) No capítulo VII de O Ateneu, ao descrever a exposição de quadros dos alunos do colégio, o narrador assim se refere aos sentimentos de Aristarco:

“Não obstante, Aristarco sentia-se lisonjeado pela intenção. Parecia-lhe ter na face a cocegazinha sutil de creiom passando, brincando na ruga mole da pálpebra, dos pés-de-galinha, contornando a concha da orelha, calcando a comissura dos lábios, entrevista na franja pelas dobras oblíquas da pele do nariz, varejando a pituitária, extorquindo um espírito agradável e desopilante.”

a) Quais características de Aristarco estão sugeridas neste comentário do narrador?

b) Lendo esta descrição, você considera que o narrador compartilha dos mesmos sentimentos de Aristarco? Justifique.


Seminário
2º A
Grupo 1 - Igor, Kaway, Felipe Douglas e Everton -  Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas - 20/09
Grupo 2 - Ana Claudia, Herik, Paulo e Felipe Félix - Raul Pompéia - O Ateneu -20/09
Grupo 3 - Leonardo, Lázaro e Matheus - Eça de Queirós - O crime do Pe. Amaro - 20/09
Grupo 4 - Franciele, Mariane, Mariana e Vanessa - Aluísio Azevedo - O mulato - 24/09
Grupo 5 - Alcira, Daniel, Tatiane, Diana e Emlly - Adolfo Caminha - O Bom Crioulo - 24/09
Grupo 6 - Regiane, Luana, Helena e Dulciane - Alberto de Oliveira (Vaso Chinês); Olavo Bilac (Via Láctea) - 27/09

2º B
Grupo 1 - Adani, Gabriel, Kezia e Kelly - Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas - 21/09
Grupo 2 - Celso, José Francisco, Thays, Valéria e Lidiane - Raul Pompéia - O Ateneu - 21/09
Grupo 3 - Czarinne, Franciele e Raquel - Eça de Queirós - O crime do Pe. Amaro - 22/09
Grupo 4 - Adrihan, Ricardo, Kessi e Miuri - Aluísio Azevedo - O mulato - 22/09
Grupo 5 - Lucinéia, Pâmela, Roberta Paulino, Izabela e Lays - Adolfo Caminha - O Bom Crioulo - 24/09

2º C
Grupo 1 - Wanderson, Thaynara, Flávia, Josiane e Alex - Memórias Póstumas de Brás Cubas - 22/09
Grupo 2 - Stefânia, Lucielle, Jeani e Ricardo - Raul Pompéia - O Ateneu - 22/09
Grupo 3 - Whana, Juliane, Andressa e Ana Laura -  Eça de Queirós - O crime do Pe. Amaro - 24/09
Grupo 4 - Angélica, Brenda, Jaqueline e Pâmela -  Aluísio Azevedo - O mulato - 24/09
Grupo 5 - Paulo, Ana Paula, Isabela, Thamara - Adolfo Caminha - O Bom Crioulo -  26/09
Grupo 6 - André, Joilton, Hilgner e Michel - Alberto de Oliveira (Vaso Chinês); Olavo Bilac (Via Láctea) - 26/09
 
2º D
Grupo 1 - Memórias Póstumas de Brás Cubas -  21/09
Grupo 2 - Raul Pompéia - O Ateneu - 21/09
Grupo 3 - Eça de Queirós - O crime do Pe. Amaro - 21/09
Grupo 4 - Aluísio Azevedo - O mulato -  21/09
Grupo 5 - Adolfo Caminha - O Bom Crioulo - 22/09
Grupo 6 - Alberto de Oliveira (Vaso Chinês); Olavo Bilac (Via Láctea) - 22/09


2º E
Grupo 1 -  Bruna, Lucinete, Veranda e Noecy - Memórias Póstumas de Brás Cubas -22/09

Grupo 2 - Annyely, Jéssica e Josiane - Raul Pompéia - O Ateneu - 22/09
Grupo 3 - Valéria, Valesca, Vanessa e Adonis - Eça de Queirós - O crime do Pe. Amaro - 24/09
Grupo 4 - Yslla, Kamilla Rayane, Willian e Talita - Aluísio Azevedo - O mulato - 24/09
Grupo 5 - Aline, Michel, Michelle e Wagner - Adolfo Caminha - O Bom Crioulo - 26/09
Grupo 6 - Yago, Yuri, Cristiano e Douglas - Alberto de Oliveira (Vaso Chinês); Olavo Bilac (Via Láctea) - 26/09